HomeNossa EquipeContato

Conheça os principais Estilos de Tatuagem

Por Carol Picolo
Publicado em Guias
March 31, 2021
Leitura de 9 min
Conheça os principais Estilos de Tatuagem

A tatuagem está cada vez mais popular mundialmente. O que antes era uma característica não muito positiva, hoje é muitas vezes até admirado e bem aceito na sociedade.

Talvez um dos fatores que tenha contribuído para isso, além da evolução dos pensamentos e conceitos, é a variedade de estilos de tatuagem, que permite que qualquer pessoa consiga encontrar algo que a represente.

Além disso, diversos movimentos sociais aderiram às tatuagens como uma representação simbólica, como, por exemplo, algumas tribos indígenas. Hoje vamos falar de alguns estilos de tatuagem, pois existem muitos. Se você quer conhecer os principais deles, continue a leitura desse texto.

Old School

Tatuagem Old School
Tatuagem Old School
Tatuagem Old School: Marcodamoda/Pinterest

A tatuagem ocidental se originou nos Estados Unidos e seus primeiros simpatizantes foram marinheiros, fuzileiros navais, piratas, errantes e rebeldes. Elas eram feitas até então, com pouquíssima estrutura, dentro dos navios, com pedaços finos e pontiagudos de ossos e um tipo de martelo para bater. Além disso, a opção de cores também era limitada basicamente às cores primárias (amarelo, verde, azul e vermelho).

Entre a década de 20 e 40,a arte de desenhar na pele se popularizou com os marinheiros. Os desenhos costumavam retratar a vida de quem vivia no mar por muito tempo, longe da família e dos amores.

Dentro da tatuagem ocidental, o estilo Old School é o mais antigo. Ele caiu no gosto popular do mundo inteiro desde o começo do século XX, com uma paleta de cores sucinta e traços firmes e mais encorpados.

Hoje, o estilo Old School é um dos mais tradicionais e populares no universo da tatuagem. Seus principais elementos são punhais, âncoras entre outros símbolos relacionados à temática marinha.

Além disso, as caveiras mexicanas, pin-ups e corações, também são bastante comuns dentro desse estilo. Os traços costumam ser mais grossos e a variedade de cores é pequena. Uma característica que a define bem é a pigmentação intensa e chapada das cores.

New School/ Bold Line

Tatuagem New School
Tatuagem New School
Tatuagem New School: Wormholetattoo/Pinterest

O estilo New School surgiu na década de 70 e tem como principais características o uso de muitas cores em degradê e com efeito de volume. Ele é confundido muitas vezes com o Old School, por também ter traços grossos e cores mais vivas.

Porém, o que o diferencia é a variedade maior de tons e a temática, que são desenhos que remetem a um tema mais urbano, relacionado ao grafite de rua, cartoons e quadrinhos.

Não é tão difícil identificar uma tatuagem New School, isso porque ela lembra muito os desenhos animados, charges e obras da Pop Art, bastante coloridas e muitas vezes com um efeito 3D.

As artes do estilo New School são mais caricatas, com proporções por vezes disformes e acompanhadas de fundo colorido, o que ajuda a destacar o desenho na pele. Muitos (as) tatuadores (as) gostam desse estilo, pois ele permite mais liberdade de criação, pois o estilo não fica preso ao mundo real.

Biomecânico

Tattoo biomecanica
Tattoo biomecanica
Tatuagem Biomecânica: Mundo das Tribos/Pinterest

Esse é um estilo bastante particular, que mistura peças e máquinas de metal ao corpo humano, dando a impressão de que fazem parte dele. As artes costumam ser bem coloridas em tons de vermelho, cobre, prateado e com bastante sombreados.

Um nome bastante conhecido nesse estilo é H.R. Giger, um artista plástico suíço ligado ao Surrealismo e à Arte Fantástica. Foi ele o responsável por popularizar a arte biomecânica, no ano de 1979, quando projetou as criaturas do filme “Alien, O 8.º Passageiro”. Os personagens tinham um estilo dark e mórbido e quando eram feridos em combate, os detalhes robóticos ficavam expostos em seus corpos, em meio a músculos e ossos.

Assim, surgiu esse estilo que combina um design orgânico e natural, com um mais industrial e robótico. Há ainda uma pitada de arte surrealista, alienígenas, cores vivas, realismo, 3D e traços fortes e bem definidos.

Lettering

tattoo lettering Tattoodo pinterest Tatuagem Lettering: Tattoodo/Pinterest

O estilo Lettering se caracteriza como a arte de desenhar e criar letras, ou tipografias, o termo mais técnico para isso. Não necessariamente o Lettering precisa ser uma criação autoral do (a) artista ou tatuador (a), mas o estilo carrega a liberdade da criação e da criatividade.

Esse estilo tem se popularizado mundo afora nas mais diversas formas, desde as letras mais delicadas e com traços finos, até o grafite. As tatuagens podem ser compostas por palavras ou frases. Há 3 diferentes vertentes dentro do estilo Lettering

Caligrafia: consiste na criação de letras mais artísticas, de forma autoral e com a personalidade do (a) artista. Essa vertente, requer muito estudo e dedicação para o aperfeiçoamento dessa técnica.

Lettering: pode ser definido como a combinação de letras para um fim específico. Ele é mais voltado para uma ilustração, só combina a arte do desenho e formas com as letras, de maneira equilibrada.

Tipografia: consiste em usar modelos de letras já existentes em um mix com caracteres autorais. Assim, é possível criar uma interação entre as letras, o que é muito comum no design gráfico, em técnicas utilizada na criação de cartazes, livros, folhetos e banners, por exemplo.

As palavras ou frases, podem ser mescladas com elementos como redemoinhos, pergaminho ou banners. Os estilos mais populares de Lettering são as escritas cursivas e as letras maiúsculas. Além disso, elementos tipográficos da cultura celta, japonesa, tribal e várias outras, são bastante comuns.

É importante saber o significado do seu Lettering, para que o layout escolhido faça sentido com o significado da palavra ou texto. Há artistas que também usam o método Free Hand para criar frases e composições autorais e criativas.

Pontilhismo

Tatuagem Pontilhismo
Tatuagem Pontilhismo
Tatuagem Pontilhismo: otattoo.info/Pinterest

O pontilhismo é uma técnica de preenchimento bastante detalhada, que exige tempo, dedicação e precisão. Esse estilo se popularizou na Europa, a partir da década de 90, devido à influência do Impressionismo Francês do século XIX.

Voltando um pouco no tempo, vemos que o pontilhismo marca o início da história da tatuagem. Antes de serem inventadas as máquinas elétricas, a tatuagem era feita a partir de pontos que preenchiam um espaço em branco por inteiro.

Se pararmos para pensar, a própria máquina elétrica trabalha com pontos, o que muitas vezes não percebemos porque a velocidade da agulha é muito rápida. Em geral, as tattoos nesse estilo costumam demorar bastante para serem feitas e exigem do artista muita técnica e experiência.

Para criar o efeito de profundidade, é trabalhada a sobreposição de pontos, para que seja criado o efeito das sombras. As tatuagens em pontilhismo, são mais comumente feitas na cor preta, para dar a impressão de profundidade, mas isso não é uma regra, há artistas que preferem as cores.

Realismo

Tatuagem Realista
Tatuagem Realista
Tatuagem Realismo: Minha Tatuagem/Pinterest

O estilo Realismo procura reproduzir na pele de forma fiel, uma imagem real ou foto. Esse é um trabalho bastante complexo, pois envolve saber combinar as cores usadas na tatuagem com os tons da imagem real em contraste com a pele da pessoa que está sendo tatuada, para que a imagem fique o mais perfeita possível.

Esse estilo se baseou no movimento Realista, que se iniciou na França em 1850. Os pontos principais do Realismo, além da representação verdadeira da imagem, são o contraste e as sombras.

As imagens mais comuns nesse estilo são imagens de animais como leão, tigre, lobo, entre outros. Além disso, também é muito comum tatuar rostos de fotografias de pessoas, objetos do dia a dia e até paisagens.

Aquarela

Tatuagem Aquarela
Tatuagem Aquarela
Tatuagem Aquarela: Justlia/Pinterest

O estilo Aquarela, também conhecido como Watercolor, está bem popular atualmente no mundo todo. Ele reproduz na pele os traços fluidos característicos de pinturas feitas com aquarela. O resultado é bastante original e delicado, com cores mais lavadas e suaves.

As tatuagens em aquarela são inspiradas na técnica de pintura usada no papel, inventada há cerca de 2000 anos. Os desenhos das tattoos são fluidos e normalmente não possuem contornos.

Quanto às cores, elas costumam se fundir e se sobrepor umas às outras, formando a transição de cores escuras para as mais claras, o que é um efeito clássico desse estilo, assim como os detalhes de gotas de tinta “escorrendo” pela pele.

A aquarela confere muita autenticidade para os desenhos, pois os efeitos aplicados e a combinação de cores, costumam ser únicos. No estilo aquarela, as cores são vibrantes e os traços bastante suaves, o que garante movimento e fluidez ao desenho.

Blackwork

Tatuagem Blackwork
Tatuagem Blackwork
Tatuagem Blackwork: TatowierungIdeen/Pinterest

Essa é uma tendência bastante conhecida no mundo da tatuagem e ela não é tão recente assim. Os primeiros desenhos feitos na pele (há muito e muito tempo) eram na cor preta, como o próprio nome já sugere.

Para a formação do estilo blackwork, foi feita uma junção entre os estilos Geométrico e Pontilhismo. Nesse estilo, a tinta preta é um item essencial e a composição do desenho, é feita de acordo com a presença ou a ausência do pigmento.

O Blackwork, é considerado um dos estilos mais antigos de tatuagem e anda lado a lado com os estilos oriental e o tradicional. Isso porque as primeiras tatuagens feitas, eram com tinta preta, como as tribais, por exemplo.

A origem das tatuagens blackwork, se deu no início da tradição das tatuagens, há milhares de anos. Originalmente, as artes corporais feitas totalmente na cor preta, eram muito usadas por antigas tribos da Polinésia, como uma forma de expressar suas identidades (como posição social e linhagem), assim como suas crenças religiosas e ideais de guerra.

O que caracteriza a tatuagem Blackwork, é a predominância da tinta preta, as formas minimalistas e geométricas, contornos bem definidos e a utilização do espaço negativo do corpo.

Portrait

Tatuagem Portrait
Tatuagem Portrait
Tatuagem Portrait: Portal Curiosidades/Pinterest

O estilo portrait, ou fotorrealismo, procura retratar de forma fiel desenhos e fotografias, para que pareçam o mais real possível. Para conseguir esse efeito, é preciso muita técnica e experiência.

Esse estilo está dentro da corrente Realista, que foca na representação de rostos e/ou bustos, de forma precisa, fiel e detalhada. Os desenhos podem ser coloridos em preto e cinza ou até mesmo em muitas cores. O destaque fica por conta da quantidade de detalhes, do sombreamento bem definido e do contraste e clareza da imagem na pele.

Oriental

Tatuagem Oriental
Tatuagem Oriental
Tatuagem Oriental: New Old Man/Pinterest

O estilo oriental se caracteriza por desenhos com cores fortes e diversos elementos da cultura japonesa, como dragões, leões, tigres, gueixas, flores e a fênix. O tipo mais tradicional de tatuagem japonesa é o Irezumi, cuja história está relacionada com a máfia japonesa.

A tatuagem existe no japão há mais de 12 mil anos e há cerca de 1500 anos, ela passou a ter uma conotação negativa por ser usada como forma de identificação para pessoas foras-da-lei, sendo muito adotada por membros da Yakuza.

tattoo oriental SpringTattoo pinterest Tatuagem Oriental Colorida: Spring Tattoo/Pinterest

Esse estilo é composto por desenhos grandes, que costumam cobrir todo o tronco, as costas ou todo o braço. Os desenhos são sempre bem preenchidos, com diferentes cores e elementos na mesma tatuagem, que costumam ter significados que remetem a cultura e ao folclore japonês e representam proteção, coragem e força.

Maori/Tribal

Tatuagem Maori Tribal
Tatuagem Maori Tribal
Tatuagem Maori/Tribal: Minha Tatuagem/Pinterest

O estilo Maori ou Tribal já foi bastante popular no Brasil, mas com o tempo acabou perdendo essa popularidade. Esse estilo surgiu na Nova Zelândia, entre os povos nativos, que costumavam usar essas marcações corporais para contar a história de uma pessoa, como suas habilidades, status social dentro da tribo, etc.

Assim, os padrões geométricos e símbolos utilizados, descrevem as características da pessoa. Além das artes serem únicas e personalizadas, elas também variam de acordo com a tribo, o que permite fazer a distinção de pessoas de tribos diferentes, apenas pelos símbolos usados na tatuagem.

Os desenhos tribais são sempre padrões geométricos, desenhos grandes e com a cor do preenchimento chapada. Em geral, as tatuagens desse estilo costumam usar apenas a cor preta.

Fineline

Tatuagem Fineline
Tatuagem Fineline
Tatuagem Fineline: Portal Curiosidades/Pinterest

O Fineline, ou “traço fino” em português, é um estilo de tatuagem que caiu no gosto popular e é cada vez mais visto por aí, principalmente nas mulheres. Isso porque ele é mais delicado e bastante versátil nas formas e tamanhos, além de cair bem em qualquer parte do corpo e permitir criar inúmeros objetos e cenas.

Para garantir as linhas finas e precisas, são usadas agulhas e máquinas específicas. O estilo Fineline se caracteriza pelas linhas finas, geralmente na cor preta, traços geométricos e a ausência de preenchimento no desenho. Além disso, em geral, os desenhos costumam ser pequenos e mais minimalistas, bastante popular para quem deseja fazer a primeira tatuagem.

Geométrica

![Tatuagem Geométrica](tattoo-geometrica-Moda ParaHomens-pinterest.png “Tatuagem Geométrica”)Tatuagem Geométrica: Moda Para Homens/Pinterest

O estilo de desenho geométrico, pode variar entre algo mais simples e delicado até desenhos mais complexos. Apesar disso, todos têm em comum linhas mais minimalistas e sofisticadas, com a predominância de linhas retas, círculos, quadrados e triângulos.

Com as linhas mais geométricas, é possível criar artes mais abstratas até desenhos geométricos de imagens, como animais e elementos da natureza, pois o estilo, em geral, é mais livre.


As tattoos que vemos por aí, fazem parte dos mais diversos estilos de tatuagem, que vão desde os contornos mais grossos aos traços mais delicados e realistas, de acordo com o gosto de cada pessoa.

Em geral, os (as) tatuadores (as) são identificados pelo estilo do seu traço, o que é legal, pois você pode procurar uma pessoa especializada no estilo que tatuagem que você mais gosta.

Gostou de saber mais sobre os estilos de tatuagem? Você tem alguma? Qual é o estilo dela? Conte pra nós nos comentários! Continue acompanhando o nosso blog para conhecer outros estilos.


Tags

EstilosTattoo
Post Anterior
Tatuagem de Amigas: 35 ideias incríveis para você fazer com a sua Best Friend!
Carol Picolo

Carol Picolo

Administradora

Índice

1
Old School
2
New School/ Bold Line
3
Biomecânico
4
Lettering
5
Pontilhismo
6
Realismo
7
Aquarela
8
Blackwork
9
Portrait
10
Oriental
11
Maori/Tribal
12
Fineline
13
Geométrica

Posts Relacionados

Encontre o Estilo de Tatuagem Feminina Perfeito para Você!
31 de março, 2021
4 min
Todos os Direitos Reservados © 2021 - Tattooe

Links Rápidos

Anuncie ConoscoSobre NósContate-nos

Redes Sociais